segunda-feira, 26 de junho de 2023

Perdidos na Tormenta

 Perdidos na Tormenta
O primeiro filme de Montgomery Clift em Hollywood foi "Perdidos na Tormenta". Esse foi filme foi realizado em 1948, uma produção da Metro-Goldwyn-Mayer que tinha como tema o pós-guerra na Europa. Um tema muito adequado pois a II Guerra Mundial havia terminado apenas três anos antes. O diretor Fred Zinnemann queria trazer para o público americano a situação em que se encontrava os países europeus depois de um dos conflitos armados mais sangrentos da história. Foi uma excelente iniciativa pois capturava em tela a situação de Berlim, a antiga capital do III Reich de Hitler, agora reduzida a uma pilha de escombros depois dos intensos bombardeios dos aviões aliados. E foi justamente para esse caos que a equipe de filmagem foi enviada. Clift interpretava no filme um militar americano chamado Ralph Stevenson. Após o fim da guerra ele era enviado justamente para Berlim, onde acabava ajudando um garoto de origem tcheca a encontrar sua mãe.

Filmar ali foi uma grande experiência para o ator. Embora ele tivesse conhecimento de tudo o que havia acontecido na II Guerra, era algo bem diferente estar ali, bem no meio do povo alemão derrotado, tentando sobreviver de todas as formas. O filme também serviu como propaganda americana ao colocar soldados e militares dos Estados Unidos como pessoas prontas a ajudar os sobreviventes da guerra, os retratando como pessoas amigáveis e prestativas, militares honestos e de boa índole. Após seu lançamento o filme foi bastante elogiado, vencendo um Oscar numa categoria importante, a de Melhor Roteiro (prêmio dado aos roteiristas Richard Schweizer e David Wechsler). Além disso foi indicado ainda ao Oscar nas categorias de Melhor Direção e Melhor Ator, justamente para Montgomery Clift, que estreava assim com reconhecimento em Hollywood. Afinal ser indicado ao Oscar por seu primeiro filme era algo para poucos...

Perdidos na Tormenta (The Search, Estados Unidos, 1948)  Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer / Direção: Fred Zinnemann / Roteiro: Richard Schweizer, David Wechsler / Elenco: Montgomery Clift, Ivan Jandl, Aline MacMahon, Jarmila Novotna, Wendell Corey, Ewart G. Morrison / Sinopse: Após o fim da II Grande Guerra Mundial, um militar norte-americano chamado Ralph Stevenson (Montgomery Clift) é enviado para Berlim. A outrora cidade alemã está reduzida a escombros por causa dos bombardeios que foram feitos pelos aviões americanos durante a guerra. No meio desse caos Ralph resolve ajudar um garotinho tcheco perdido a reencontrar sua mãe.

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. No primeiro filme que vi do Montgomery Clift que vi (acho que foi Um Lugar ao Sol, ou a Um Passo da Eternidade), eu gostei dele imediatamente, mas não exatamente por ele ser o excelente ator que era, mas porque ele me lembrava muito o Elvis Presley fisicamente, o Elvis dos anos '50 em seus três primeiros filmes. Cada uma!

    ResponderExcluir
  2. Curiosa a associação entre Elvis e Clift. Fisicamente se pareciam mesmo. Só que o Clift sempre foi o mais vulnerável dos ídolos jovens dos anos 50. Ele era muito frágil, inclusive psicologicamente, enquanto o Elvis almejava ser o tipo durão, mais na linha do Marlon Brando, que ele adorava.

    ResponderExcluir